quarta-feira, 20 de maio de 2020

JOGO DO “ARCO-ÍRIS”, um jogo de apostas!


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Folha de papel cavalinho A/4 (de preferência), um cartão e papel vegetal;
- Lápis N.º 2/HB e N.º 1/B, borracha branca, compasso, régua e esquadro;
- Tintas de guache: preto, branco, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e lilás (Sugestão: caso não tenhas todas as cores podes fazê-las apenas com as 3 cores primárias, amarelo, magenta e azul-ciano. (Laranja e vermelho: amarelo+magenta; Verde: amarelo+azul e Lilás: magenta+azul);
- Pincel n. º4/n. º6, recipientes com água e um pano/papel;
- Pedras e/ou pinos;
- 1 dado.

· São necessários para este jogo: tantos jogadores quantos queiram jogar, cada um dos quais recebe de uma a quatro pedras e/ou pinos da mesma cor, e um dado.

· Tabuleiro:

Desenha-se um arco-íris grande, e dentro dele um outro arco mais pequeno.
- Para se fazer o arco-íris, começa-se por se desenhar um quadrado grande com 26 cm de lado e dentro do quadrado desenham-se duas linhas retas perpendiculares, uma vertical, outra horizontal, unindo os pontos médios dos lados do quadrado.
- Desenham-se ainda três paralelas à linha horizontal, para o lado de baixo e às distâncias respetivas de 6, 7 e 8 cm.
- O centro das circunferências que formam os dois arco-íris situa-se na linha vertical, 3 cm abaixo do cruzamento das perpendiculares.
- Desenham-se a partir desse centro circunferências com raios 4,5 – 5 – 5,5 – 6 – 6,5 – 7 – 7,5 cm para o arco-íris mais pequeno e de 9 – 9,5 – 10 – 10,5 – 11 – 11,5 – 12 cm para o arco-íris grande.
- Podes colar a folha de papel num cartão à tua escolha.
- Outra opção: amplia o arco-íris que está a preto e branco o máximo que conseguires e a partir dele faz a técnica do decalque utilizando uma folha de papel vegetal para passares o desenho.


· Arco-Íris grande, as cores são, de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e lilás. Este termina nas duas riscas horizontais pintadas de cores mais escuras ao teu gosto que representam a terra.
- Neste arco, conforme a indicação das setas do desenho que vai servir de base para o teu tabuleiro, deve ser constituído entre 36 a 40 pontos, produzindo um efeito serpenteado, que simbolizam as gotículas de água.
- No ponto mais alto do arco esse caminho é interrompido por uma risca vertical cinzenta, conforme a imagem colorida que se encontra ao lado do desenho base/tabuleiro.

· Arco-Íris pequeno: tem as mesmas cores, mas dispostas em sentido inverso (Lilás, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho).


· REGRAS DO JOGO:
- No princípio do jogo não há pedras no tabuleiro.
- Os jogadores vão deitando o dado e deslocam as suas pedras da esquerda para a direita, começando em baixo, subindo até ao meio e descendo pelo outro lado.
- Quem calhar no caminho cinzento do meio cai até abaixo e tem de recomeçar do princípio.
- Quem cair tês vezes salta para o fim do jogo e a pouca sorte transforma-se assim em sorte.
- Se uma pedra cai na mesma gota onde está outra pedra amiga ou inimiga, tem de andar para trás até ao princípio.
- Quando se cai na cor amarela pode lançar-se novamente o dado.
- Quando se cai na cor azul tem de se recuar até à gota que fica em cima do azul mais próximo.
- Podem inventar-se ainda outras regras.
- Ganha o jogador que chegar primeiro à terra – à direita, em baixo – com todas as suas pedras.

ASPETO FINAL DO TABULEIRO:




· Links que dão informações complementares sobre a atividade “Jogo Arco-íris”:

- 1.º Ciclo:  (7 dias, 7 notas, 7 cores – As Canções da Maria Vasconcelos)

- 2./3.º Ciclos:  (O que é um arco-íris – Aberto até de Madrugada)
A imagem magnifica de um arco-iris sobre o cristo rei


Sem comentários:

Enviar um comentário